Filtrar

O Guia definitivo de como montar a comissão de formatura dos sonhos

Parece complicado, mas vamos descomplicar!

A comissão de formatura nada mais é do que um grupo de pessoas que toma a frente e se organiza para definir sobre a festa de formatura.

Saiba como montar a comissão perfeita e diminuir as dores de cabeça!

Se você é daqueles que já pensou “Deus me livre fazer parte da comissão de formatura, só para me estressar”, é com você mesmo que queremos conversar! Por que precisamos fazer ser tão chato algo que pode ser tão divertido?

Como todo bom guia, vamos te orientar com os principais passos que você e seus colegas precisam tomar para ter sucesso na definição da sua comissão de formatura.

Primeira conversa com a turma

O primeiro passo é, você que já está empenhado em se informar, ou algum colega que também esteja interessado no assunto, levar para o restante da turma a importância da constituição da comissão de formatura para que se dê início a definição das pessoas que farão parte da mesma.

Alguém sempre tem que dar o primeiro passo, por que não pode ser você? Toma coragem e vai! O ideal é que neste momento a turma verifique quem são as pessoas que tem interesse em constituir a comissão. Mas o que estas pessoas terão que fazer? Vamos citar algumas das principais funções:

  • Conhecer as empresas organizadoras de formatura da região e buscar a melhor opção para turma;
  • Ser a portadora da informação entre a empresa e a turma (levar para turma todas as informações referentes a formatura);
  • Ser ouvinte (ouvir questionamentos, dúvidas e sugestões do restante da turma);

E quantas pessoas precisam ter para formação de uma comissão de formatura?

Nós da Formare, sugerimos de 4 a 5 pessoas para turmas a partir de 20 alunos. Caso a sua turma seja menor que isso, a comissão poderia ser formada por 2 a 3 pessoas.

Definindo os cargos

Após entender os principais papéis da comissão de formatura e quantas pessoas devem fazer parte da mesma, é hora de definir quem vai fazer o que.

Vamos aos cargos! Uma boa comissão de formatura é constituída pelos seguintes cargos:

  • Presidente
  • Vice-Presidente
  • Tesoureiro
  • Secretário
  • Relações Públicas

Presidente

O Presidente deve ser uma pessoa sensata, aquele que geralmente a maioria quer seguir. É importante que seja uma pessoa proativa, que se comunique bem com todos os grupos da turma e esteja disposto a estar a frente das tomadas de decisão.

Também conhecido como The head, o Presidente será um membro muito importante e o principal responsável por tornar a comissão de formatura algo legal, e não problemático como muitas pessoas imaginam.

Vice-Presidente

O Vice-Presidente pode ser conhecido como o braço direito do Presidente.

Na ausência do Presidente, é ele quem responde pela Comissão de Formatura.

Determinação, pro atividade e companheirismo é o que se espera neste cargo!

Afinal de contas, o Vice-Presidente também precisará estar sempre à disposição para responder e ajudar a turma caso o Presidente esteja ocupado com outras questões referente a formatura.

Tesoureiro

Para o cargo de Tesoureiro é muito importante que se analisem as opções dos perfis disponíveis dentro da comissão com muita cautela e cuidado. Afinal de contas, o tesoureiro é o responsável pelas finanças da turma, cobranças dos inadimplentes e o planejamento para arrecadação de fundos para formatura.

E é claro que para este cargo, deve-se procurar uma pessoa organizada, cautelosa, fiel, honesta e comprometida.

O papel do Tesoureiro tem grande importância tanto para o sucesso da comissão de formatura, quanto para o sucesso real da festa de formatura.

É nítido que as turmas mais organizadas são as que conseguem se organizar melhor, ter mais adesões e arrecadar mais fundos extras para formatura além dos pagamentos individuais.

Secretário

Aqui encontramos o nosso auxiliar administrativo! Um cargo de extrema confiança, o secretário será o responsável por todas as rotinas administrativas da comissão.

Entrega e controle de rifas, controle de adesões e desistências da turma, agendamento de reuniões, dentre outras rotinas administrativas.

Não se espera nada menos do que uma pessoa organizada, dedicada e comprometida para esta função.

Imagem Pública

O nosso IP é o nosso porta voz entre comissão e turma além de ser o organizador dos eventos extras para arrecadação de fundos para formatura. Um perfil dinâmico, festeiro (mas também organizado), tirará de letra as funções deste cargo.

Manter a turma unida é muito importante para se ter sucesso no número de adesões da formatura e no bom relacionamento da turma.

Por isso, é muito importante que o Imagem Pública esteja ativamente presente tentando unir todos e buscando meios de arrecadar mais fundos através de festas, eventos gastronômicos, rifas…

Por fim, mas não menos importante…

Agora que você já sabe como dar o primeiro passo, quantas pessoas uma comissão de formatura precisa ter e quais as funções de cada cargo, é hora de por em prática e iniciar as movimentações na sua turma!

Porque se tem uma dica que vale muito, é a que vamos te dar agora.

Se organizem o quanto antes.

O quanto mais cedo a sua turma formar a comissão de formatura, escolher a empresa ideal, iniciar o planejamento e os pagamentos, mais tranquilos e preparados todos estarão para fazer as melhores escolhas, aproveitar todas as etapas pre formatura e curtir o dia da formatura!

Uma mão lava a outra…

Estamos aqui para qualquer dúvida que você tiver e te ajudar!

O sucesso da formatura em si depende muito da comissão de formatura (nível de organização, comando, relacionamento com a turma…), por isso queremos estar ao seu lado neste momento!

Entre em contato com a gente e vamos viver essa experiência que chamamos de formatura juntos!